18/09/2007

Construindo uma História

Sugestão para escrever uma história:

Escrever a história de sua rua ( individual) - livrinho da rua, abordando algumas carscteristicas da rua: asfaltada, esgoto, calçada, ponto de ônibus, movimento, árvores, poluição, o que tem, o que gostaria que tivesse, o que não gosta...

Roteiro:
1- O que você mais gosta na sua rua?
2- Existe alguma coisa que você não gosta na sua rua?
3- O que você gostaria de mudar?
4- O que nós poderíamos fazer para melhorar esses problemas?

Considerações Finais:
Através dessa metodologia estamos ultrapassando a simples transmissão de conhecimento para chegarmos até a construção dos saberes. O prazer e o hábito da leitura podem ser estimulados e devem estar sempre associados á leitura da vida. Dê o exemplo, abra um livro, divida a história, os sonhos, alegrias, preocupação e aprendizados diversos.

17/09/2007

OS LAVA PRATOS

Estudo de uma história em quadrinhos com a Turma da Mônica. Vamos trabalhar com Português, Ciências e salientar que não existe separação de atividades entre os sexos.
1) Leia a História em quadrinhos.

2) Estudo do texto:
a) Você gosta de ler história em quadrinhos? Por quê?
b) Por que Cascão recebeu este nome?
c) Alé, de Cascão, que outras personagens participaram da história?
d) O que Titi e Cebolinha estavam fazendo qundo Cascão os procurou?
e) Dê a sua opinião: Oh, Cebolinha! Isso é servoço de menina!
f) Por que Cascão contou aos outros meninos que cebolinha e Titi lavam pratos?
g) Como teminou a história?

3) O personagem Cebolinha troca a letra r pela letra l. Reescreva em seu caderno as palavras utilizadas por ele, só que corretamente.

4) Imagine uma pessoa que não toma banho e crie um texto bem bonito para ilustrar sua situação imaginada. Se quiser pode ilustrar.