Encaminhamento:
- Ler a história e conhecer o livro
- Trabalhar a matemática da história
- Fazer outras exploração
Atividade: " Pirulito do pato" de Nilson José Machado
O pato Dino levou um pito
Tudo por cauda de um pirulito.
Um pirulito e dois patinhos...
A mamãe Pata disse, mansinho: " Lino e Dino, venham aqui!"
O patoDino o que fez, então?
Deu o palito pro seu irmão!
Disse a mãe Pata:" Seu vivaldino! Não é assim! Pobre do Lino!
Divida ao meio sem truque algum.
Uma metade pracada um.
Dino já até cortando, quandooutra pata veio chegando.
Era uma amigada mamãe pata, chamada Xoca, nada cordata...
E trouxe o filho, que bem chatinho falou: " Eu quero um pedacinho! "
A mamãe Pata disse a sorrir: " Pois em três
Partes vou repartir.
Tudo igualzinho, sem truque algum.
Peguem: um terçopra cada um! "
Já estava tudo acertadinho, quando chegou o pato Zinho.
O Pato Xato, filho da Xoca, disse: " Em meu terço ninguém mais toca! "
O pato Lino, que é amigão do pato Zinho, falou
Então:
" Não faz mal, não! Deixem comigo. Divido o meu com meu amigo"
Cortando ao meio o seu pedaço, deu logo ao Zinho, ganhando um abaço.
A Partir da história ( que pode ser dramatizada, desenhada,...) podemos fazer alguns questionamentos orais que oportunizem a criança não só a compreensão da história, mas dos conceitos matemáticos envolvidos:
- Você costuma dividir o que é seu? Com quem?
- O que a mamãe pata quis dizer com: divida ao meio sem truque algum?
- Como a mamãe pata mandou que Dino dividisse o pirulito na primeira vez?
- Escreva a fração que representa a parte do pirulito que cada um receberia.
- Desenhe como ficou a divisão do pirilito nesta nova fase.
- Através dessa questões poderemos fazer várias outras.