11/10/2007

Matemática e Literatura

Atividade para trabalhar interdiciplinar a literatura e matemática

Encaminhamento:
  • Ler a história e conhecer o livro
  • Trabalhar a matemática da história
  • Fazer outras exploração

Atividade: " Pirulito do pato" de Nilson José Machado

O pato Dino levou um pito

Tudo por cauda de um pirulito.

Um pirulito e dois patinhos...

A mamãe Pata disse, mansinho: " Lino e Dino, venham aqui!"

O patoDino o que fez, então?

Deu o palito pro seu irmão!

Disse a mãe Pata:" Seu vivaldino! Não é assim! Pobre do Lino!

Divida ao meio sem truque algum.

Uma metade pracada um.

Dino já até cortando, quandooutra pata veio chegando.

Era uma amigada mamãe pata, chamada Xoca, nada cordata...

E trouxe o filho, que bem chatinho falou: " Eu quero um pedacinho! "

A mamãe Pata disse a sorrir: " Pois em três

Partes vou repartir.

Tudo igualzinho, sem truque algum.

Peguem: um terçopra cada um! "

Já estava tudo acertadinho, quando chegou o pato Zinho.

O Pato Xato, filho da Xoca, disse: " Em meu terço ninguém mais toca! "

O pato Lino, que é amigão do pato Zinho, falou

Então:

" Não faz mal, não! Deixem comigo. Divido o meu com meu amigo"

Cortando ao meio o seu pedaço, deu logo ao Zinho, ganhando um abaço.

A Partir da história ( que pode ser dramatizada, desenhada,...) podemos fazer alguns questionamentos orais que oportunizem a criança não só a compreensão da história, mas dos conceitos matemáticos envolvidos:

  • Você costuma dividir o que é seu? Com quem?
  • O que a mamãe pata quis dizer com: divida ao meio sem truque algum?
  • Como a mamãe pata mandou que Dino dividisse o pirulito na primeira vez?
  • Escreva a fração que representa a parte do pirulito que cada um receberia.
  • Desenhe como ficou a divisão do pirilito nesta nova fase.
  • Através dessa questões poderemos fazer várias outras.

10/10/2007

Sugestão de atividade matemático sobre unidades de medidas de comprimento

  • Confeccionar cartaz com altura das crianças, que deverá ser refeito periodicamente para analisar as diferenças;
  • Medir a altura das crianças com barbante ou tiras de papel;
  • Utilizar partes do corpo para realizar medidas, relacionando com a história, ressaltando o surgimento da unidade padrão.
  • Fazer medições na sala ( comprimento da carteira, caderno, etc) com diferentes unidades: palitos de picolé, de fósforo.
  • Confeccionar um metro em tira de papel, ir dobrondo e relacionando com os números racionais.
  • Determinar perímetros variados.