24/09/2007

O BRASIL: CLIMA E PAISAGEM

BRASIL: CLIMA E PAISAGENS


“Moro num pais tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza
Mas que beleza (...)”

1) Você mora na região tropical da Terra. Observe o mapa, discuta com suas colegas e a professora e responda: O que caracteriza essa região?
2) Como são as chuvas e a temperatura do ar em sua cidade?
3) Você gosta do clima de sua cidade? Por quê?

PESQUISANDO:

1) Recorte de vários jornais reportagens que falem sobre a previsão do tempo. Compare as temperaturas de diferentes cidades do Brasil. Anote os nomes de algumas cidades que apresentam as maiores e as menores temperaturas.
2) Em seguida busque saber o motivo destas diferenças de temperatura. Discuta com sua professora e colegas.
3) Procure descobrir o tipo de vegetação existente em cada região do Brasil:
a) Minhas árvores estão bem próximas, sempre bem verdinhas, com folhas largas. A região Norte é a minha morada.
b) Apareço próximo ao litoral, muito verde, com altas árvores. Fui muito devastada pelo homem,
c) Sou formado por árvores, arbustos e vegetação rasteira. Minha morada predileta é a Região Centro-Oeste.
d) Sou formada por muitas palmeiras. Estou no Nordeste brasileiro.
e) Estou numa região muito visitada pelos turistas. Minha vegetação é bastante diversificada. Quem sou?
f) Chuva aqui não é comum. Sou uma vegetação com muitos espinhos.
g) Sou uma vegetação que nasce na areia ou fica inundada pela água salgada.

Nenhum comentário: